Total de visualizações de página

domingo, 31 de março de 2013

Benefícios do Chocolate !

Gabo Morales/Folhapress


Teste compara benefícios de chocolates ao leite e meio amargo

O chocolate tem sido um dos alimentos funcionais preferidos pelas pesquisas. Poderes contra doenças cardíacas, envelhecimento precoce e até sobrepreso são atribuídos ao produto, principalmente na sua formulação amarga. A razão apontada são as substâncias antioxidantes presentes no cacau.
 
A Folha e a Unicamp decidiram medir a quantidade dessas substâncias, os polifenois, em barras das três marcas mais vendidas do mercado. Foram comparadas as composições dos tipos "ao leite" e "meio amargo" (porcentagem de cacau entre 30% e 50%) dessas marcas.
Preferidos dos nutricionistas e valorizados em estudos, os chocolates mais escuros são tão calóricos e gordurosos quanto os com leite. A diferença está mesmo nos polifenois: sua quantidade dobra nas versões meio amargas.
Das marcas testadas, o meio amargo da Nestlé foi o que apresentou o maior teor de antioxidantes por 100 g do produto (2,4 g de polifenóis). A menor quantidade da substância foi encontrada no Lacta ao leite, 0,98 g.
O produto meio amargo da Lacta, que ficou em terceiro lugar no quesito antioxidante, é, entretanto, o menos calórico de todos. Mesmo assim, não é pouca coisa: são 504 calorias por 100 g.
O fato de o chocolate ter o gosto mais amargo sugere mais antioxidantes. Mas isso não é determinado diretamente pelo teor de cacau.
"Na porcentagem de cacau entram tanto a massa quanto a manteiga de cacau. Esta última não tem nada de polifenóis", diz a engenheira de alimentos Priscilla Efraim, da Faculdade de Engenharia de Alimentos da Unicamp, onde foi feito o teste.
O amargor também não significa que o produto tem menos açúcar: em todos os chocolates testados, o açúcar é o ingrediente em maior proporção na fórmula--maior do que a do cacau, inclusive.
"Nessa época já se come muito chocolate; os benefícios não podem ser desculpa para exageros", diz Lara Natacci, nutricionista do programa Meu Prato Saudável, do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas de São Paulo.
 
 
PROPAGANDA
 
 
Para a endocrinologista Rosana Radominski, do Departamento de Obesidade da Sbem (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia), a indústria estimula a divulgação da ideia de que comer chocolate todo dia é bom para a saúde.
"Não há prova disso. O que podemos dizer é que a pessoa pode comer uma coisa gostosa que não vai fazer mal se for consumida em pequenas quantidades", diz a médica.
A maioria das pesquisas indicando benefícios do chocolate utilizou extratos com alta concentração de polifenóis, segundo Efraim.
Para obter esses efeitos com as marcas testadas, por exemplo, a pessoa precisaria comer quase cem gramas do tipo meio amargo por dia, avalia a professora.
"Do ponto de vista do consumo de antioxidantes, o meio amargo é melhor. Mas não vale apostar no chocolate como um superalimento. Não é tudo isso. Mas é gostoso", diz o nutrólogo Daniel Magnoni, do HCor (Hospital do Coração) de São Paulo.
O consumo "controlado" das pesquisas dificilmente é replicado na vida real.
Uma sugestão da nutricionista Lara Natacci para quem come o doce habitualmente é trocar a versão ao leite pela meio amarga.
"O teste mostrou uma diferença significativa na quantidade de antioxidantes, mesmo em produtos populares e facilmente encontrados no mercado", diz.
Os resultados sobre a concentração de polifenóis são coerentes com o que se espera de um chocolate mais amargo, na opinião de Carlos Thadeu de Oliveira, gerente do Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor).
"O que não dá para entender é por que poucos fabricantes colocam a porcentagem de cacau na embalagem dos produtos vendidos no Brasil", diz ele.
Dos produtos testados, só o amargo da Lacta tem essa informação. Segundo Oliveira, o dado é comum nos chocolates importados e em "edições limitadas" de produtos gourmet. "Quanto mais barato o produto, menor o número de informações oferecido ao consumidor", diz.
 
 
Fonte: Folha de São Paulo
 
 
 

Infertilidade Masculina

Julio Abramczyk
Julio Abramczyk, médico formado pela Escola Paulista de Medicina/Unifesp, faz parte do corpo clínico do Hospital Santa Catarina, onde foi diretor-clínico. Na Folha desde 1960, já publicou mais de 2.500 artigos.


Até há poucos anos, a ausência de crianças na vida de um casal era atribuída a problemas na saúde da mulher.
Mais recentemente, tem ficado clara a contribuição masculina nessa situação. Para especialistas, o sêmen ejaculado não indica obrigatoriamente fertilidade.
Os médicos Marcello Cocuzza, Conrado Alvarenga e Rodrigo Pagani esclarecem na revista "Clinics" a incidência e causas tratáveis da azoospermia (ausência de espermatozóides no sêmen).
Referem que esse problema é identificado em cerca de 1% dos homens e é causa da infertilidade masculina entre 10% a 15% dos casos.
No número especial sobre azoospermia da "Clinics", revista editada pela Faculdade de Medicina da USP e anteriormente publicada sob o nome de "Revista do Hospital das Clínicas de São Paulo", os editores convidados Sandro Esteves, de Campinas (SP), e Ashok Agarwal, de Cleveland (EUA), assinalam a contribuição de pesquisadores e clínicos consagrados de sete países e três continentes.
Nos 17 capítulos da publicação são apresentados os mais recentes avanços da genética, fisiologia, bioquímica, biologia molecular, diagnóstico e tratamento da azoospermia, um verdadeiro tratado bastante atualizado sobre o problema.
Problema este em que a ausência de espermatozóides no ejaculado, que invariavelmente resulta em infertilidade, não significa, necessariamente, esterilidade, explicam os editores.
 
 
Fonte: Folha de São Paulo

Trágedia 2011



TCE divulga relatório de erros sobre a recuperação da Região Serrana do RJ

Documento revela procedimentos irregulares de municípios.
Este é o quarto relatório divulgado pelo Tribunal de Contas do Estado.


O Tribunal de Contas do Rio de Janeiro divulgou relatório apontando uma série de erros nas ações de recuperação das cidades atingidas pelo temporal de 2011. Este é o quarto relatório sobre o caso, e é um resumo de todos os procedimentos que já estavam apurando abusos e ilegalidades no processo de reconstrução no período de janeiro a setembro de 2012.
A auditoria realizada pelo TCE revelou possíveis irregularidades cometidas pelas prefeituras de Nova Friburgo, Teresópolis e Petrópolis.
 
As prefeituras devem explicar por que os gastos com as obras de reconstrução não estavam sendo divulgados para a população na época. Outro problema levantado pelo Tribunal de Contas do Estado é o atraso na construção de unidades habitacionais no distrito de Conselheiro Paulino, em Nova Friburgo.
 
Cerca das 550 casas, destinadas a pessoas que perderam moradias durante a tragédia de 2011, deveriam ser entregues até o fim de 2012, mas até o momento as obras não ficaram prontas. Enquanto isso, muitos vivem com o aluguel social.
 
 
Fonte: G1

Educação !

PROFESSORES
VEJA O QUE O EX.JOGADOR DE FUTEBOL ROMÁRIO  E HOJE DEPUTADO FEDERAL FALOU SOBRE OS PROFESSORES
Lelington Lobo Franco.
"O Brasil
 
só vai deixar de ser um país tão atrasado quando a educação for valorizada.
O professor é uma das classes que menos ganha e é a mais importante. O Brasil cria gerações de pessoas ignorantes porque não valoriza a Educação. E seus professores. Não há interesse de que a população brasileira deixe de ser ignorante. Há quem se beneficie disso. As pessoas que comandam o País
 
precisam passar a enxergar isso. A Saúde é importante? Lógico que é. Mas a Educação de um povo é muito mais".

VEJA O QUE O EX.JOGADOR DE FUTEBOL ROMÁRIO E HOJE DEPUTADO FEDERAL FALOU SOBRE OS PROFESSORES.

"O Brasil só vai deixar de ser um país tão atrasado quando a educação for valorizada.
O professor é uma das classes que menos ganha e é a mais importante. O Brasil cria gerações de pessoas ignorantes porque não valoriza a Educação. E seus professores. Não há interesse de que a população brasileira deixe de ser ignorante. Há quem se beneficie disso. As pessoas que comandam o País precisam passar a enxergar isso. A Saúde é importante? Lógico que é. Mas a Educação de um povo é muito mais".



Fonte: Lelington Lobo Franco.
 


Gerando Saúde e Qualidade de Vida !

 O nosso Grupo da Terceira Idade cresce a cada dia ! É muito bom ver a comunidade crescendo e se fortalecendo em qualidade de vida, saúde e bem estar !



Agradecimentos: Professora Jackeline e André pelo belo trabalho realizado na comunidade !

Parabéns a este lindo Grupo !

Lembrando que no dia 09/04 teremos uma palestra sobre "Cançer de Mama" (AMMA)

No dia 16/04 palestra sobre " Violência Contra a Mulher" (Centro de Referência da Mulher)


Palestra, Sempre após o exercícios!



Venha você também fazer parte deste grupo na geração de Saúde e bem estar !

Terças, Quintas e Sábados - 07:00 ás 08:30 hs

terça-feira, 26 de março de 2013

DENGUE !

 
 
 
 
 
35 municípios do Estado do RJ já registram epidemia de dengue. Segundo os dados da Superintendência de Vigilância Epidemiológica e Ambiental da Secretaria de Estado de Saúde, Nova Friburgo está fora do quadro de epidemia, mas está em situação de atenção. O município já ultrapassa a marca de 400 casos.

Epidemia na Região
Os municípios de Macuco, Cantagalo, São Sebastião do Alto e Cachoeiras de Macacu estão com epidemia de dengue. Com o feriadão de Páscoa, os friburguenses que se dirigem à Região Litorânea devem ficar atentos, pois Cabo Frio, Búzios e Rio das Ostras também estão entre os municípios com epidemia.

Ranking estadual
Dentro de um ranking de maior incidência de dengue, Nova Friburgo está em 51°, em estado de atenção. Na escala criada pelo Estado o município apresenta taxa de 153. Na região apenas os municípios de Santa Maria Madalena, Trajano de Moraes, Duas Barras e Teresópolis não apresentam riscos de dengue.

Nenhum óbito
Já foram notificados 41.409 casos suspeitos de dengue em todo o estado do Rio de Janeiro, sem nenhum registro de óbito. O alerta para a dengue vale para todo o estado. A rápida transmissão da doença, sobretudo por conta da suscetibilidade de quase 100% do povo do Rio ao tipo 4 do vírus, coloca as autoridades em alerta máximo.

Centros de Hidratação
Diante do aumento de casos de dengue, a Secretaria de Estado de Saúde já implantou, em parceria com as prefeituras, 46 Centros de Hidratação em 30 municípios do estado. Entre os municípios da região, foram instalados centros de hidratação em Cachoeiras de Macau e Casimiro de Abreu. 
 
 
Fonte: A Voz da Serra

Excesso de Chuva




No RJ, excesso de chuva prejudica agricultores de Nova Friburgo

Agricultores do município enfrentam uma série de problemas.
Em muitas lavouras de hortaliças, a perda é quase total.

A plantação de couve-flor continua alagada.
Jonas Schuenck vai ter que esperar alguns dias para fazer o replantio da área. Por causa da chuva, o agricultor conta que teve um prejuízo de R$ 12 mil.
Cerca de 200 agricultores de Nova Friburgo tiveram prejuízos nas lavouras por conta do temporal. Mais de 200 toneladas de produtos agrícolas foram perdidas.
Uma plantação de alface ficou completamente coberta pela água. Olhando de longe, dá impressão de que os pés estão em bom estado, mas chegando perto é possível ver que as folhas estão cheias de lama. Tudo está perdido.
A plantação pertence a Oséas Tarden. O agricultor só conseguiu aproveitar quatro mil, dos 18 mil pés de alface. “Agora vou ter que arrancar tudo e plantar de novo”, lamenta.
 
 
Fonte: G1

Sinal de Alerta !

Com chegada de frente fria, Rio entra em estágio de atenção

Há previsão de chuva moderada, ocasionalmente forte, neste sábado.
Baixada Fluminense e Região Serrana também estão em atenção.


O Rio entrou em estágio de atenção às 7h50 deste sábado (23), devido à aproximação de áreas de instabilidade associadas à uma frente fria que já atua na cidade. Há previsão de chuva moderada, ocasionalmente forte, nas próximas horas. As informações são do Centro de Operações da Prefeitura.

O estágio de atenção é o segundo nível em uma escala de quatro e significa a possibilidade de chuva moderada, ocasionalmente forte, nas próximas horas.

De acordo com o Alerta Rio, às 7h45 houve registro de chuva muito forte no Alto da Boa Vista (14mm) e de chuva moderada no Grajaú (1,8mm) e na Rocinha (1,8mm).

Às 8h10 houve registro de chuva forte na Avenida Brasil (8,8mm) e de chuva moderada no Alto da Boa Vista (4,6mm).
Alerta na serra
O rio Bengalas, em Nova Friburgo, na Região Serrana, está em estágio de alerta, na tarde deste sábado, para a possibilidade de transbordamento, segundo o Instituto estadual do Ambiente. O estágio de alerta é o 3º na escala de quatro do Inea.
Os demais rios de municípios da Região Serrana estão em estágio de atenção. O mesmo acontece nos rios que cortam municípios da Baixada Fluminense, de acordo com o Sistema de Alerta de Cheias.
 
 
Fonte: G1

Morte na Delegacia



Investigação sobre morte de detendo é prorrogada em Friburgo, RJ

Prazo da investigação terminaria nesta segunda-feira (25).
Causa da morte ainda não foi descoberta.


Foram prorrogadas as investigações sobre a morte de um detento na carceragem da Delegacia de Nova Friburgo, Região Serrana do Rio, em fevereiro deste ano. O  prazo terminaria nesta segunda-feira (25), mas a causa da morte ainda não foi descoberta
Por determinação da chefe da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro, Martha Rocha, no dia 6 de março, o caso passou a ser investigado pela Corregedoria Interna da polícia. Uma sindicância foi aberta para apurar a conduta dos policiais responsáveis pela ocorrência. Exames periciais complementares tiveram que ser realizados para descobrir a causa da morte.
Segundo a Polícia Civil, o laudo do Instituto Médico Legal não foi conclusivo. Em nota, a Polícia Civil informou que os exames já foram realizados, mas que não é possível dizer quando sairá o resultado.
Joel Basílio foi encontrado morto na delegacia de Nova Friburgo, no dia 26 de fevereiro. O açougueiro tinha sido preso por atraso no pagamento de pensão alimentícia, e a transferência para um centro de detenção deveria ter sido feita em 24 horas, o que não aconteceu. Três dias depois, Basílio foi encontrado morto na delegacia de Nova Friburgo.
Assessoria da Polícia Civil informou, que os parentes da vítima e os policiais que estavam na delegacia no dia da ocorrência serão ouvidos nos próximos dias, mas não divulgou um prazo para o fim das investigações. Informou ainda, que em 30 dias vai enviar o inquérito ao Ministério Público pedindo prorrogação do prazo.
 
 
Fonte: G1

Ossos fortes hoje e sempre

Ossos fortes hoje e sempre

O consumo de cálcio e hábitos saudáveis podem evitar a osteoporose, doença que atinge principalmente as mulheres

É melhor prevenir do que remediar. Tratando-se de osteoporose, o velho ditado nunca esteve tão certo. A doença - caracterizada por ossos porosos e frágeis - ocorre quando há perda progressiva de cálcio no organismo. E mesmo com a ingestão correta do mineral, algumas pessoas tendem a perder massa óssea com o passar do tempo. Entre as causas da osteoporose estão: fatores genéticos, vida sedentária, menopausa (nas mulheres), e a queda da taxa de hormônios, tanto nas mulheres quanto nos homens. No entanto, atitudes como manter uma dieta equilibrada, rica em cálcio, e ficar distante dos fatores de risco, como sedentarismo, fumo e álcool, podem ajudar na prevenção dessa doença.

Alimentação rica em cálcio, desde cedo!
O pico de formação da massa óssea se dá por volta dos 25 anos, ou seja, nas primeiras décadas de vida! Assim, para garantir a boa saúde dos ossos no futuro e menor risco da doença, é importante que desde o início da vida haja o consumo de alimentos ricos em cálcio, como leite, queijo e iogurte e a prática regular de exercícios físicos.

Mulheres, cuidado redobrado!
Elas são as mais atingidas, especialmente na pós-menopausa, devido à diminuição gradativa da produção de óvulos e à redução drástica do hormônio estrógeno, o que leva a uma forte inibição da reabsorção óssea.

Necessidade diária de cálcio:

- De 0 a 6 meses: 200 mg/dia
- De 7 a 12 meses: 260 mg/dia
- De 1 a 3 anos: 700 mg/dia
- De 4 a 8 anos: 1000 mg/dia
- De 9 a 18 anos: 1300 mg/dia
- De 19 aos 50 anos: 1000 mg/dia
- A partir de 51 anos (mulheres): 1200 mg/dia
- A partir de 51 anos (homens): 1000 mg/dia

* Fonte:
IOM. Institute of Medicine. Dietary Reference Intakes for Calcium and Vitamin D. 2010. Disponível em: www.iom.edu/vitamin D.

Mas atenção: os valores acima podem variar em determinadas fases, como na gravidez, amamentação, durante e após a menopausa. Nestes casos, se houver necessidade, seu médico poderá indicar a suplementação de cálcio.

Cardápio rico em cálcio
A melhor forma de fortalecer os ossos é consumir leite e seus derivados (queijos e iogurtes), que têm a maior concentração do mineral. Para se ter uma ideia, um copo de 300 ml de leite tem, em média, 250 mg de cálcio. No dia a dia, inclua, também:

- Vegetais verde-escuros, como espinafre, couve, folhas de mostarda, quiabo, agrião, brócolis, rúcula.

- Tofu.

- Peixes como sardinha.
Aposte nos bons hábitos
- Mexa-se: a atividade física promove grandes benefícios. Com a ginástica você melhora o equilíbrio, aumenta a absorção do cálcio nos ossos, e desenvolve a massa muscular. Caminhadas diárias de 30 minutos já ajudam a fortalecer os ossos!

- Tome sol: o sol estimula a produção de vitamina D, fundamental para a absorção do cálcio pelo intestino e para sua incorporação pelos ossos. Indica-se pelo menos 15 minutos por dia: até as 9 da manhã ou após as 15 da tarde.

- Modere no uso do sal: o sódio facilita a eliminação do cálcio pelo organismo.

- Evite o excesso de álcool: ele destrói as células ósseas.
 
 
Fonte: Sadia - Vida Saudável

Alimentos light e diet?

Alimentos light e diet?

Diabéticos devem consumir alimentos diet ou light? E para quem sofre com o excesso de peso e quer emagrecer, qual é o mais indicado? Pão e refrigerante light ou diet, sal light, margarina light, chocolate diet... Há, no mercado, uma quantidade incrível desses produtos, mas nem sempre sabemos como diferenciá-los. Acabe, agora, com todas as suas dúvidas!


Alimentos diet:
São produtos isentos de determinado nutriente (como açúcar, glúten, colesterol ou gordura), desenvolvidos para atender a grupos específicos, como as pessoas que sofrem com diabetes ou hipertensão.

Para quem é indicado: Os consumidores de produtos diet geralmente têm condições metabólicas ou fisiológicas específicas. Precisam de alimentos especialmente formulados, que eliminam ou substituem algum componente como o açúcar (diabéticos), o sal (hipertensos) ou o glúten (celíacos). Como os produtos mais encontrados no mercado são os isentos de açúcar, as pessoas associam alimentos “diet” destinados apenas para diabéticos.

De olho no rótulo: A inscrição diet escrita na embalagem não é suficiente. Deve estar especificada, também, que substância foi retirada ou substituída na fórmula.


Atenção: É comum que produtos diet sejam usados em dietas de emagrecimento, mas muitas vezes o valor energético não é menor do que o de produtos convencionais. É o caso do chocolate diet, por exemplo, que não contém açúcar, mas apresenta maior quantidade de gordura e, consequentemente, de caloria do que a receita original. Em outros casos, o nutriente eliminado (sódio, por exemplo), não interfere na quantidade de calorias.

Alimentos light:
São produtos com redução no valor calórico ou em algum outro nutriente. Eles não precisam, necessariamente, ter isenção total de certo ingrediente. Basta uma diminuição de, no mínimo, 25% de calorias ou de qualquer outro nutriente (açúcar, gordura total, gordura saturada, sódio, etc.) em comparação aos produtos similares convencionais.

Para quem é indicado: Pessoas saudáveis que preferem produtos com menos calorias ou com quantidade reduzida de algum nutriente, comparado com o mesmo alimento em sua fórmula convencional. Tais consumidores buscam o bem-estar, manutenção da saúde ou redução de peso. 


De olho no rótulo: O produto ao qual o alimento light é comparado deve ser indicado na embalagem.


Atenção: Os produtos light só ajudam a perder peso se houver diminuição significativa na quantidade de algum nutriente energético. Mas o consumo exagerado de um produto light pode resultar na ingestão de uma quantidade igual ou até maior de calorias, comparada ao consumo moderado de algo não light. Por isso, não exagere na dose!
 
 
Fonte: Sadia - Vida Saudável

Conheça a faixa de peso saudável para você

Conheça a faixa de peso saudável para você


O Índice de Massa Corporal (IMC) é uma fórmula que indica se você está dentro de sua faixa de peso ideal ou não. 

IMC = peso / (altura)2

Por exemplo: se uma pessoa pesa 70Kg e mede 1.60m, seu IMC será:

IMC = 70 Kg/ (1,60)² = 70/ 2,56 = 27,3.

Depois de fazer o cálculo, é só comparar o valor com a tabela de classificação da OMS.
Valores    Classificação
<18.50: Baixo Peso
18.50 – 24.99: Peso Normal
25.00 – 29.99: Pré-Obesidade
30.00 – 34.99: Obesidade Grau I
35.00 – 39.99: Obesidade Grau II
≥40.00: Obesidade Grau III
Fonte: Organização Mundial da Saúde, 2004.
No cálculo acima, por exemplo, a pessoa estaria na faixa de Pré-Obesidade.

Essa fórmula deve ser usada para adultos e não deve ser o único fator na classificação da magreza ou obesidade.  A quantidade de gordura corporal também deve ser levada em conta para saber se o peso é de gordura ou de músculos. O que quer dizer que o IMC é apenas um indicador inicial. Para confirmar se o seu peso é ou não saudável, é importante consultar um médico ou nutricionista.
 
 
Fonte: Sadia - Vida Saudável

Vamos alongar?

Vamos alongar?

Aceita um desafio? Então faça os seguintes movimentos: sem dobrar os joelhos, tente encostar as pontas dos dedos das mãos no chão. Se você teve dificuldades para cumprir a tarefa e sentiu dores nas costas e nas pernas durante o movimento, é hora de começar a fazer alongamento! Esticar os músculos diariamente, mais do que um exercício, é uma necessidade natural do organismo. Por isso, nos espreguiçamos de vez em quando. Quando jogamos os braços para o alto e estendemos as pernas, facilitamos a circulação do sangue nos músculos, deixando-os aptos para realizar os movimentos básicos do dia a dia. Assim, o corpo se alinha, posicionando melhor as vértebras. Se você quer melhorar sua flexibilidade e postura, alongue-se!

Estica e puxa

Para sentir a diferença no corpo, o ideal é seguir diariamente esta sequência de alongamentos. E atenção: cada movimento deve ser executado de forma lenta e contínua, mantendo os músculos esticados por, no mínimo, 30 segundos.
- Pescoço e ombros. Fique em pé com a coluna ereta e os ombros relaxados. Incline a cabeça para o lado direito, pressionando-a levemente com a mão direita. Faça o mesmo do lado esquerdo. Depois, o movimento será para a frente – tente encostar o queixo no peito. Em seguida, eleve o queixo, inclinando a cabeça para trás.
- Tríceps e lateral das costas. Fique em pé, mantenha as pernas afastadas e os braços para cima. Segure o cotovelo esquerdo com a mão direita e puxe-o delicadamente por trás da cabeça, alongando. Agora, tente inclinar o corpo para a direita, mantendo a cabeça fixa. Repita do outro lado.
- Peitoral, braços, parte posterior de coxas e lombar. Fique em pé, mantenha as pernas afastadas e os braços para trás. Cruze os dedos das mãos, com as palmas para dentro. Lentamente, vá abaixando o tronco e elevando os braços.
- Coxas e músculos anteriores dos quadris. Agache-se e apoie as mãos no chão.  Estenda a perna direita para trás, enquanto a esquerda permanece dobrada à frente, com o peito encostado na coxa esquerda. Abaixe levemente o quadril e sinta alongar a região de coxas, tendões e virilhas. Troque as pernas e repita.
 
 
Fonte: Sadia - Vida Saudável

Receita Rápida !

Filezinho Grelhado com Vinagrete de Uvas

Filezinho Grelhado com Vinagrete de Uvas

Ingredientes

Modo de Preparo
  • 1) Numa frigideira, aqueça o azeite até ficar bem quente, grelhe os filezinhos de dois em dois e reserve em local aquecido.
 
Fonte: Sadia

domingo, 24 de março de 2013

Calendário !

 
Calendário Judaico
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Chegar ao fim de mais um calendário não será o mais prazeroso se a cada dia eu não demonstrar com intensidade a fórmula que me mantém de pé: Cristo. Em todas as suas faces, no amor, na bondade, no carisma, na fé, na sua forma de homem, necessitado de Deus e o buscando constantemente. Pra tudo isso, me bastaria viver apenas mais um dia, e que nesse eu pudesse demonstrar tudo isso.

Agradeço a cada um que me felicitou no dia do meu aniversário. Acho que consegui agradecer a cada publicação junto ao post. Se não consegui, agradeço agora por aqui, agora. Que juntos possamos celebrar as minhas e as suas vitórias. Que possamos rir e chorar, vitórias e derrotas, que possamos viver... como se precisássemos apenas de um dia para ter um relacionamento vivo, que expressasse o desejo de uma vida inteira.

"Será que eu vou chegar ao fim de mais um calendário? Eu não sei..."
 
 
 
Por: Fernando Ecard

sábado, 23 de março de 2013

Exercitando !

 
Você que ainda não participou ! Venha e confira !
 
Vídeo Ginástica da 3ª Idade no "Projeto Vida e Saúde" da Associação de Moradores e Amigos do Maringá
 
Professora: Jacque Joy Alves
 
Terças, Quintas e Sábados
 
Horário: 07:00 às 08:30hs

sexta-feira, 22 de março de 2013

Divulgação "Vida Saúde" na Rádio




Amados e Queridos Amigos !

Quero agradecer a Rádio 87,7 Serrana FM pelo convite para divulgar e promover o Projeto Vida e Saúde no programa " A Hora da Verdade " sob apresentação do Irmão Carlinhos. Sou muito grato pelo convite ! Foi uma experiência maravilhosa, única e transformadora ! Não poderia deixar de agradecer ao nosso amado e querido irmão Marcos Vinicius, que mediou a nossa participação e nos deixou super a vontade, Já que o programa era ao vivo. Obrigado !

Meus agradecimentos: Marcos Vinicius, Carlinhos e o locutor Nathan(foto)

Graça e Paz !



















Amados e Queridos Amigos !

Quero agradecer a Rádio 87,7 Serrana FM pelo convite para divulgar e promover o Projeto Vida e Saúde no programa " A Hora da Verdade... " sob apresentação do Irmão Carlinhos. Sou muito grato pelo convite ! Foi uma experiência maravilhosa, única e transformadora ! Não poderia deixar de agradecer ao nosso amado e querido irmão Marcos Vinicius, que mediou a nossa participação e nos deixou super a vontade, Já que o programa era ao vivo. Obrigado !

 


Meus Agradecimentos: Marcos Vinicius, Carlinhos e o locutor Nathan(foto)

 

Graça e Paz !

Dia mundial da Àgua

22 de março, dia Mundial da água!
Água é um elemento vital para a vida na terra

A água é um elemento composto por dois átomos de hidrogênio (H) e um de oxigênio (O), formando a molécula de H2O. É uma das substâncias mais abundantes em nosso planeta e pode ser encontrada em três estados físicos: sólido (geleiras), líquido (oceanos e rios), e gasoso (vapor d’água na atmosfera).

Aproximadamente 70% da superfície terrestre encontra-se coberta por água. No entanto, menos de 3% deste volume é de água doce, cuja maior parte está concentrada em geleiras (geleiras polares e neves das montanhas), restando uma pequena porcentagem de águas superficiais para as atividades humanas. A água está distribuída da seguinte forma no planeta Terra:
 
- 97,5% da disponibilidade da água do mundo estão nos oceanos, ou seja, água salgada.
- 2,5% de água doce e está distribuída da seguinte forma:
- 29,7% aquíferos;
- 68,9% calotas polares;
- 0,5% rios e lagos;
- 0,9% outros reservatórios (nuvens, vapor d’água etc.).

O Dia Mundial da Água foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1992, sendo comemorado no dia 22 de março.

A água é de fundamental importância para a vida de todas as espécies. Aproximadamente 80% de nosso organismo é composto por água. Boa parte dos pesquisadores concorda que a ingestão de água tratada é um dos mais importantes fatores para a conservação da saúde, é considerada o solvente universal, auxilia na prevenção das doenças (cálculo renal, infecção de urina, etc.) e proteção do organismo contra o envelhecimento.

Porém, está havendo um grande desperdício desse recurso natural, além de seu uso ser destinado principalmente para as atividades econômicas. Atualmente, 69% da água potável é destinada para a agricultura, 22% para as indústrias e apenas 9% usado para o consumo humano.
A poluição hídrica é outro fator agravante, os rios são poluídos por esgotos domésticos, efluentes industriais, resíduos hospitalares, agrotóxicos, entre outros elementos que alteram as propriedades físico-químicas da água.
 

Água no Brasil
O Brasil é um país privilegiado com relação à disponibilidade de água, detém 53% do manancial de água doce disponível na América do Sul e possui o maior rio do planeta (rio Amazonas). Os climas equatorial, tropical e subtropical que atuam sobre o território, proporcionam elevados índices pluviométricos. No entanto, mesmo com grande disponibilidade de recursos hídricos, o país sofre com a escassez de água potável em alguns lugares. A água doce disponível em território brasileiro está irregularmente distribuída: aproximadamente, 72% dos mananciais estão presentes na região amazônica, restando 27% na região Centro-Sul e apenas 1% na região Nordeste do país.

Outro fator agravante é a ausência de saneamento básico nas residências da população brasileira. Atualmente, 55% da população não tem água tratada nem saneamento básico. Políticas públicas devem ser desenvolvidas para reverter esse quadro. Pesquisas indicam que para cada R$ 1,00 investido em saneamento, o governo deixa de gastar R$ 5,00 em serviços de saúde, ou seja, são investimentos que proporcionam qualidade de vida para a população e economia aos cofres públicos em curto prazo.
 
Fonte: Brasil Escola
 

 
 

Compulsão Alimentar

Sentir fome excessiva nem sempre indica transtorno alimentar ! E o que é Compulsão alimentar?                        

Sinônimos: Comer - compulsão alimentar; Comer em excesso - compulsivamente; Comer em excesso compulsivamente
Compulsão alimentar é quando uma pessoa come uma quantidade de alimento muito maior em menos tempo do que ela normalmente comeria. Durante a compulsão alimentar, a pessoa também sente perda de controle.

Considerações

Um comedor compulsivo muitas vezes:
  • Come 5.000 15.000 calorias em uma só refeição
  • Frequentemente faz lanches, além das três refeições diárias
  • Come excessivamente durante o dia todo, em vez de simplesmente consumir grandes quantidades de comida durante as compulsões alimentares
A compulsão alimentar por si só geralmente leva ao sobrepeso.
A compulsão alimentar pode ocorrer isoladamente ou no contexto de um transtorno alimentar, como a bulimia. Pessoas com bulimia geralmente comem grandes quantidades de alimentos calóricos, normalmente em segredo. Depois dessa compulsão alimentar, as pessoas forçam o vômito ou tomam laxantes. Para mais informações, consulte: Bulimia

Causas

A causa da compulsão alimentar é desconhecida. Contudo, a compulsão alimentar muitas vezes começa durante ou após uma dieta rígida.
 
 
Dicas:
 
Busque ajuda médica. Ligue para o seu médico se achar que você tem um padrão de compulsão alimentar ou bulimia.                                

Na consulta médica

O médico fará um exame físico e perguntará sobre seus padrões alimentares e sintomas.
Podem ser realizados exames de sangue.
Geralmente não é necessário medicamento para esse transtorno. Contudo, seu médico poderá prescrever antidepressivos se você estiver ansioso ou deprimido.
Recomenda-se frequentemente a terapia. Terapia individual, em grupo, familiar e comportamental pode ajudar.
Treinamento em "biofeedback" também pode ser recomendado.
 
 
Fonte: Msn Corpo e Saúde

Alimentação Saudável !


Vídeo com dicas para uma alimentação saudável

Reconheça os sinais que o corpo apresenta durante a ovulação

Dor pélvica, aumento da libido e elevação da temperatura são sintomas

Mensalmente, o organismo feminino enfrenta mudanças hormonais conhecidas como ciclo menstrual. Isso vai da menarca (primeira menstruação), que ocorre por volta dos 11 anos de idade, e se estende até a menopausa - que pode dar os primeiros sinais a partir dos 45 anos, em média. O ciclo menstrual é um processo fisiológico marcado pela ovulação, também chamado de período fértil, fase em que o organismo feminino se prepara de forma natural para engravidar.
Por isso, independente do desejo de ser mãe, é importante que toda mulher saiba identificar essa fase que dura, em média, 36 horas. O período da ovulação possui algumas características que facilitam sua identificação, que são uma leve dor na região pélvica, secreção semelhante à clara de ovo e libido elevada. Entenda mais sobre cada uma delas: 
 

Leve dor na região pélvica

É uma dorzinha que provoca leves pontadas no baixo ventre, embora nem toda mulher perceba isso. Não chega a ser uma dor forte, mais um incômodo. Isso acontece porque o óvulo rompe uma estrutura que o envolve dentro do ovário, e é este rompimento que pode causar esse pequeno mal estar. Por isso, ao sentir essa pontada na região pélvica, há grande chances de estar ovulando.  

Secreção semelhante à clara de ovo

Durante o período fértil, é comum a mulher perceber o aumento da secreção vaginal, que parece clara de ovo e é meio elástica, sem odor forte. Isso acontece porque o organismo feminino está preparado para fecundar e essa secreção tem o papel de facilitar a chegada dos espermatozoides ao óvulo. Embora ocorra durante todo o ciclo, isso é mais evidente durante a ovulação. Passada essa fase, a secreção tende a diminuir. 
 

Libido elevada

É na fase de ovulação que o desejo feminino aumenta. Afinal, fisiologicamente o organismo está pronto para fecundar e, automaticamente, isso se dá por meio de uma relação sexual. Por isso, é natural que a mulher tenha mais vontade de ter relações sexuais nesse período. E não é apenas a libido que aumenta, mas a produção de feromônios, substâncias que são exaladas pelo corpo com a finalidade de atrair e excitar o sexo oposto. E a mulher também fica mais sensível, com o olfato mais apurado. Portanto, desejo aumentado pode ser sinal de que a ovulação está acontecendo.  

Outros sintomas

Além desses três exemplos citados, no período fértil também é normal a temperatura basal da mulher aumentar, aproximadamente, meio grau. Isso também pode ajudar aquelas que estão tentando engravidar a identificar os dias mais férteis. Só que para isso é necessário contar com a ajuda de um termômetro. Muitos médicos que ensinam as candidatas a engravidar recomendam medir a temperatura colocando o termômetro sob a língua antes de se levantar, pela manhã, desde o primeiro dia do ciclo menstrual. E isso vai sendo monitorado. Quando o termômetro marcar uma temperatura mais elevada provavelmente essa mulher estará em seu período fértil. 
 
 
Fonte: Msn - Corpo e Saúde

CABELOS !

Um guia para deixar seu cabelo limpo, sedoso e macio - 1 (© Cultura de não retirar todo o condicionador dos cabelos é prejudicial Foto: Thinkstock)

 Um guia para deixar seu cabelo limpo, sedoso e macio

Qual a diferença entre os xampus para cabelos oleosos e secos?

A diferença entre os xampus para cabelos oleosos e para secos está principalmente na quantidade de agentes limpadores e emolientes. Os produtos indicados para cabelos secos possuem concentração menor de limpadores e maior de emolientes, removendo a sujeira sem retirar toda a lubrificação dos fios.
 
 
Dica:
avatar

O condicionador tem o poder de fechar as cutículas (escamas) do cabelo, quando começa a secar ou sob a luz solar, pode ressecar, chegando a queimar os fios, pois acaba por expulsar do interior da fibra os agentes hidratantes e nutrientes que já são escassos nos produtos utilizados na lavagem. Importante ainda salientar, a aplicação do condicionador na raiz pode até anular o efeito da lavagem, uma vez que coloca de volta óleos na raiz, pra retirar, ou ficam muito secas as pontas ou oleosa a raiz,, cautela ai, condicionador apenas no comprimento e pontas dos fios.
Excesso de oleosidade na raiz vai causar queda.
 
sergioregi@hotmail.com 
 
Fonte: MSN Estilo

quarta-feira, 20 de março de 2013

Sucos industrializados e "refri" são 15% das calorias ingeridas diariamente por jovens


Crianças e adolescentes brasileiros estão abusando de refrigerantes, sucos de caixinha e sucos em pó, de acordo com um estudo publicado na revista "BMC Public Health" por Rubens Feferbaum, professor de pediatria da USP, e colegas.
Segundo o trabalho, da infância à adolescência, o volume diário do consumo de bebidas açucaradas aumenta (de 420 ml para 780 ml), enquanto que o de leite e bebidas lácteas, cai (de 510 ml para 320 ml), como é esperado. O consumo de água se mantém quase igual em todas as idades --cerca de 30% do volume total de líquido.
O dado mais preocupante, porém, refere-se à parcela das calorias ingeridas ao dia vinda de bebidas açucaradas.
Entre crianças de três anos, só os refrigerantes já respondem por quase 8% das calorias consumidas ao dia.
"Quando analisamos sob o ponto de vista das necessidades nutricionais, a preocupação é grande", diz Feferbaum. Entre adolescentes de 11 a 17 anos, 15% das calorias diárias provêm de bebidas açucaradas. Para as crianças de sete a dez anos, essa taxa é de 12% e, para as menores, de quatro a seis anos, 8%.
"É um número alto e mostra que esse é um hábito que começa cedo."
De acordo com o estudo, a taxa de calorias em forma de bebidas açucaradas entre os sete e os 17 anos excede a recomendação da OMS (Organização Mundial da Saúde) de 10% de açúcares na dieta, incluindo alimentos sólidos.  A pesquisa brasileira, que será apresentada hoje no Congresso Paulista de Pediatria, avaliou a ingestão de líquidos de 831 crianças e adolescentes de 3 a 17 anos em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre e Recife. Parte do estudo foi custeada pelo Danone Research, na França.
O artigo aponta ainda que os refrigerantes são a maior fonte de calorias de bebidas entre os adolescentes: são 207 por dia, equivalente a 10% do consumo total recomendado.
O resultado é similar ao de um estudo dos EUA. O país, conhecido pelas altas taxas de obesidade, esteve perto de ver uma proibição da venda de refrigerantes e bebidas açucaradas com mais de 473 ml em restaurantes e lanchonetes de Nova York.
Na semana passada, no entanto, um juiz invalidou a proibição proposta pelo prefeito da cidade, Michael Bloomberg, dizendo que o veto era "arbitrário".  Segundo Rubens Feferbaum, alguns estudos mostram a correlação entre a ingestão de bebidas com açúcar e o risco de obesidade. No ano passado, três artigos foram publicados no "New England Journal of Medicine" sobre esse tema.
Um deles mostrou que o consumo mais frequente de bebidas açucaradas foi associado a uma predisposição genética maior a um índice de massa corporal mais alto e ao risco de obesidade.
 
EXAGERO
Para Celso Cukier, médico nutrólogo do Instituto de Metabolismo e Nutrição, não é a bebida que vai causar a obesidade, mas um conjunto de maus hábitos.
"O estilo de vida em geral está deturpado, americanizado, com pouco estímulo à movimentação e redução drástica de frutas e verduras."
Sophie Deram, nutricionista do ambulatório de obesidade infantil do HC da USP, afirma que o excesso de açúcar não só pode explicar parte da epidemia de obesidade infantil mas também gerar resistência à insulina e levar ao diabetes tipo 2.  Os especialistas são unânimes em dizer que a educação nutricional surte mais efeito que a proibição das bebidas. "O ideal é conscientizar. Um refrigerante não causa mal. O problema é quando o exagero vira hábito", diz Cukier.
Outro erro é usar essas bebidas para matar a sede.  Deram conta que, após receberem orientações, as crianças com sobrepeso atendidas em seu consultório reduzem a ingestão de bebidas doces e se acostumam a beber água --hábito novo para muitas delas. "A melhor bebida não é suco natural nem leite, mas sim água."
 
 
Fonte: Folha de São Paulo

Pesquisa !

Mulheres decidem compras em 86% dos lares e viagens em 79%

Pesquisa mostra maior poder feminino, mas questiona: “Elas querem isso?”


 
As mulheres decidem as compras do supermercado em 86% dos lares, e em 79% deles são também as responsáveis por escolher as viagens de férias da família, afirma pesquisa do instituto Data Popular feita com 800 homens casados em 44 cidades brasileiras no último trimestre do ano passado.
O levantamento mostra ainda que 71% dos maridos admitem que as esposas são as principais responsáveis por escolher as próprias roupas deles. Além disso, são elas que batem o martelo na compra do carro da família em 58% dos casos, dado que varia para 53% quando o bem em questão é o computador da casa.
 
 
“Cada vez mais, a ida da mulher ao mercado de trabalho dá a ela uma posição ativa em casa”, afirma Renato Meirelles, responsável pelo levantamento no Data Popular. “Além disso, coloca o marido numa posição de não querer encrenca, até porque muitas vezes ela ganha mais que ele”, diz o pesquisador.
Meirelles acredita que a pesquisa “revela certa acomodação dos maridos”, diz. “Muitas vezes as mulheres trabalham, mas eles não fazem as tarefas domésticas. Ou seja, elas acabam fazendo jornada dupla”, afirma. “É um empoderamento feminino, mas também é um ônus. Quem falou que elas querem decidir esse tipo de coisa?”, questiona.
 
 
Entre os pesquisados, 61% afirmam que a esposa confere sua conta no banco e sabem exatamente o que eles ganham; 71% dizem preferir mudar de opinião para não brigar com a esposa; e 79% têm certeza que a esposa possui dinheiro guardado sem ele saber. “No fim, a pesquisa mostra que os maridos revelam que, em muitos casos, é a esposa que manda”, conclui Meirelles. (fonte: IG)
 
 
 
Fonte: A Voz da Serra

Estudo liga consumo de fast food ao aumento de asma e eczema entre crianças

Pesquisa analisou padrões de dietas e doenças globais

O estudo, que analisou dados de 500 mil crianças de mais de 50 países, indicou que as que comiam fast food—como hambúrgueres—com regularidade corriam mais risco de sofrer condições alérgicas como asma severa, eczemas, coceira nos olhos e olhos lacrimejantes. As conclusões, publicadas na revista especializada “Thorax”, afirmam que alimentos do tipo fast food contêm altas doses de ácidos gordos transaturados, conhecidos por afetar a imunidade. 
Mas a pesquisa indica ainda que o consumo de frutas pode ajudar a reduzir os efeitos negativos do consumo excessivo de comidas tipo fast food, já que frutas são ricas em antioxidantes e outros componentes benéficos. 
De acordo com o estudo, crianças no início da adolescência que comiam fast food de três ou mais vezes por semana tinham 39% mais riscos de sofrer de asma severa. E crianças entre 6 a 7 anos, tinham 27% a mais de chances de sofrer dessa condição. 
 
 
EFEITO DE FRUTAS - O consumo de três ou mais porções de frutas por semana reduz o risco de asma, eczema e rinoconjuntivite em 11% a 14%. Os autores do estudo, Inneas Asher, da Universidade de Auckland, na Nova Zelândia, e Hywel Williams, da Universidade de Nottingham, na Grã-Bretanha, afirmam que as conclusões da pesquisa “‘têm grande importância para a saúde pública devido ao aumento mundial de consumo de fast food”. Em determinados casos, alimentos como leite bovino, ovos, peixe, mariscos, produtos de levedura, nozes e alguns corantes e conservantes, podem agravar os sintomas. 
Malayka Rahman, da entidade Asthma UK, afirma que pesquisas mostram que os hábitos alimentares de uma pessoa podem contribuir para o risco de elas desenvolverem asma e que uma dieta saudável pode ter efeitos benéficos. 
“As evidências sugerem que as vitaminas e antioxidantes encontrados em frutas e legumes frescos têm um efeito benéfico sobre a asma, portanto aconselhamos as pessoas com asma a manter uma dieta saudável e equilibrada, incluindo cinco porções de frutas ou legumes todos os dias, os peixes mais do que duas vezes por semana e leguminosas mais do que uma vez por semana”, comenta Malayka Rahman (fonte: UOL).
 
 
Fonte: Voz da Serra
 

Saúde do Homem: Câncer de Prótata

Dez alimentos que protegem do câncer de próstata

Consumo favorece também quem já está em tratamento contra a doença

 
A nutricionista Ludmilla Eler reuniu os alimentos já comprovados cientificamente que apresentam boa influência na prevenção do câncer de próstata. Segundo ela, eles também podem auxiliar durante o tratamento. O tumor é o mais incidente no universo masculino e, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer, faz 60 mil novas vítimas todos os anos.
Além dos alimentos protetores, a especialista afirma que é necessário o consumo de pelo menos cinco porções diárias de frutas, verduras e legumes na proporção da palma de uma mão. “Esse hábito auxilia desde a prevenção de diabetes, hipertensão arterial e até do câncer de forma geral”, diz Ludmilla.

 
 
 
Veja quais são os alimentos protetores do câncer de próstata:

Tomate: contém o carotenoide licopeno, que protege do câncer de próstata; 
Brócolis: as verduras crucíferas têm uma substância com enxofre chamada de “sulforafano”, que age nos danos das células; 
Linhaça: atua no controle da dosagem da testosterona; 
goiaba vermelha: contém o carotenoide licopeno, que protege contra o câncer; 
Cenoura: contém o carotenoide licopeno; 
Repolho: as verduras crucíferas contêm uma substância com enxofre chamada de “sulforafano”, que age nos danos das células; 
Soja: atua no controle da dosagem da testosterona;
Mamão papaia: contém o carotenoide licopeno
Couve-flor: outra crucífera (age nos danos das células);
Melancia: contém o carotenoide licopeno (fonte: IG).
 
 
Fonte: A Voz da Serra

Despoluição



PONTO FINAL


Essa é para quem pensa que o meu, o seu, o nosso Bengalas está morto.
 

Vejam só o flagrante feito pelo advogado André Gripp, parceiro da coluna"Giuseppe Massimo", na semana passada: uma garça, salve ela, pescando o almoço no nosso principal rio.
Já imaginaram no dia em que o Bengalas estiver 100% despoluído?


Fonte: A voz da Serra

Oportunidade !

Inscrições abertas para cursos gratuitos de qualificação à distância do Senai

 
O Senai do Rio está com inscrições abertas para 3.320 vagas gratuitas em cursos de qualificação à distância. Na unidade de Nova Friburgo, as oportunidades são para: assistente de logística, instalador de rede local e sem fio e operador de suporte técnico em TI, totalizando 120 vagas. 
Podem participar pessoas com idade mínima de 17 anos que estejam cursando ou tenham concluído o 2º ano do ensino médio. As inscrições podem ser feitas através do site www.firjan.org.br/educamais e o prazo vai até 15 de abril.
 
O processo seletivo terá prova on-line de português, matemática e raciocínio lógico e o resultado será divulgado dia 19 de abril, no mesmo site em que foi feita a inscrição. Para se matricular nos cursos será necessário apresentar a carteira de identidade, o cadastro de pessoa física (CPF), comprovante de escolaridade, duas fotos 3x4 e auto declaração de baixa renda. 
 
Os cursos estão previstos para começar em 18 de maio. Os alunos terão acompanhamento por meio de tutoria em ambiente virtual de aprendizagem, conteúdo em flipbook (disponível em DVD) e aulas presenciais no Senai em que foi feita a matrícula.
 
Este ano os encontros presenciais poderão ser feitos em 21 unidades da capital e do interior do estado—como a de Nova Friburgo, que fica na Rua José Eugênio Müller 220, Centro. Mais informações podem ser obtidas através do telefone 0800-0231231 ou no site da Firjan.
 
 
Fonte: A Voz da Serra


Outono !

Chegada do outono requer medidas de prevenção a doenças respiratórias
 A estação é a ideal para se imunizar contra a gripe, porque no inverno o vírus da doença ataca com mais frequência

O outono começa no próximo dia 20 e costuma registrar um aumento na incidência de doenças respiratórias, que são mais frequentes durante a estação. O ar seco, aliado às baixas temperaturas e ao aumento da poluição, contribui para uma série de enfermidades. As mais comuns são gripe, rinite, sinusite, asma e pneumonia. Segundo especialistas, não é correto dizer que são doenças do frio, porque elas já existem em outras estações. O que ocorre é que a pessoa fica mais suscetível a fatores como queda de temperatura, baixa umidade, resfriamento do ar e o contato com ácaros de roupas guardadas.
 
Para se prevenir é importante estar atento a alguns cuidados que podem fazer a diferença. Especialistas recomendam que as pessoas evitem o acúmulo de poeira em casa, durmam em local arejado e umedecido (o uso de recipientes com água no quarto é uma alternativa), e se agasalhem bem para sair ao ar livre. A aplicação de soro fisiológico nos olhos e narinas pode ajudar a diminuir a irritação provocada pelo ar seco. Quem tem alergia deve evitar o uso de cobertores que soltam pelos e a exposição por muito tempo em ambientes com ar-condicionado. Também é recomendável a lavagem e secagem ao sol de mantas, cobertores e blusas de lã guardadas por muito tempo.
 
Outra medida importante nesta época é tomar a vacina contra a gripe. Vale destacar que o outono é o período do ano ideal para se imunizar, porque o inverno é o período que o vírus ataca com mais frequência. Apesar de ser geralmente encarada com uma doença banal, a gripe pode causar sérias complicações, principalmente em crianças, idosos, indivíduos imuno deficientes e pacientes com doenças crônicas. Trata-se de uma doença perigosa que pode se complicar e, em pessoas fragilizadas, levar até a morte. Além disso, a gripe atrapalha a rotina das pessoas e causa uma série de prejuízos no trabalho.

 
Fonte: A Voz da Serra
Wilson Féu e equipe reunidos para mais um dia de treinamento: rotina nos últimos meses


O lutador friburguense Wilson Féu será um dos representantes brasileiros no Pan-Americano de Jiu-Jítsu, a ser realizado a partir de hoje até o próximo domingo, 24, na Califórnia, Estados Unidos. O atleta de 34 anos está no país norte-americano desde o início do ano e encara uma pesada rotina de treinos para a competição. Féu irá lutar na categoria Faixa Preta até 82 kg médio, nas categorias adulto e master.
“Treino todos os dias. Ao todo são seis horas de treinamento, divididas em atividades físicas, técnicas, musculação, jiu-jítsu e taekwondo”, revelou em entrevista via internet ao A VOZ DA SERRA.
Féu realizou a preparação em Little Rock, Arkansas, na Black Belt Academy. O lutador teve a oportunidade de trabalhar com o Grand Master G.k. Lee, da Associação de Taekwondo da América (ATA). O coreano é um dos precursores do taekwondo não olímpico, um outro estilo da arte, e treinou, dentre outros, o ator Chuck Norris. O atleta de Nova Friburgo, patrocinado pela Stam e Caminhos Dourados, revelou ainda o desejo de migrar para o MMA futuramente. “Tenho um bom boxe treinado pelo Marcus Nunes, da Academia Submerso. Agora, procuro me especializar em outras modalidades para lutar MMA, em breve.”

WILSON FÉU É CONVIDADO PARA TREINAR EXÉRCITO NO EXTERIOR
Acostumado a viajar para participar de grandes competições, Wilson Féu recebeu um convite especial durante a última temporada fora do Brasil. O lutador e sua companheira no esporte, Roberta Dutra, foram convidados para treinar o exército dos Emirados Árabes. De acordo com Féu, ainda resta a confirmação do país asiático para acertar os últimos detalhes. 
 
 
Fonte : A Voz da Serra
 

Tragédia em Petrópolis

Sobe para 28 o número de mortos em Petrópolis, Região Serrana

Mulher que estava em UTI morreu na manhã desta quarta-feira (20)
Soldados do Exército começam a ajudar os bombeiros nas buscas.


Subiu para 28 o número de mortos em Petrópolis, Região Serrana do Rio. Drucilaine Alves Luminato, 31 anos, estava na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital Santa Teresa e faleceu na manhã desta quarta-feira (20). Ela era mãe dos pequenos João Vitor, de 2 anos, e Rodrigo, de 4 anos,  que morreram soterrados no desabamento que destruiu a casa da família no bairro Alto Independência.  Os corpos das crianças foram encontrados na manhã de terça-feira (19), provocando grande comoção entre os moradores do bairro. O pai das crianças continua internado no Santa Teresa.
Equipes do Corpo de Bombeiros  recomeçaram, por volta das 7h da manhã desta quarta-feira, as buscas por desaparecidos. A ação está concentrada na Vila São Joaquim, na Rua Espírito Santo, no bairro Quitandinha, onde pelo menos quatro pessoas ainda estão desaparecidas.
A procura por vítimas da tempestade acontece desde a madrugada de domingo (17), e, até o momento, 27 mortes foram confirmadas. Soldados do 32º Batalhão de Infantaria Motorizada começaram a ajudar os bombeiros nas buscas. Cães farejadores também foram utilizados, mas já foram deslocados para outras áreas da cidade.
 
De acordo com a Defesa Civil, mais de 1.400 pessoas estão desabrigadas. A prefeitura de Petrópolis contratou mais 100 pessoas para ajudar no trabalho de limpeza e recuperação da cidade.
Ao todo, 27 abrigos recebem pessoas que tiveram que deixar suas casas. Os locais precisam, de acordo com a administração municipal, de material de limpeza e higiene, como sabonete, papel higiênico, desinfetante, sabão em pó, além de colchonetes. O local para a entrega de doações é na rua Doutor Sá Earp, no Centro da cidade.
Na noite de terça-feira (19), o Sistema de Alerta de Cheias do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) retirou Petrópolis do estado de atenção, mas manteve o estado de vigilância.
 
 
Fonte: G1

terça-feira, 19 de março de 2013

Cortes de Árvores no Maringá



















Foi solicitado A DEFESA CIVIL DE NOVA FRIBURGO por meio de "OFICIO" pela ASSOCIAÇÃO DE MORADORES E AMIGOS DO MARINGÁ  o corte das ÁRVORES  na RUA JOÃO FERNANDES BARRADAS S/Nº na entrada do MARINGÁ.

Oficio enviado no 05/03/13

PERIGO NA MAMOGRAFIA!!!

Perigo na MAMOGRAFIA!!!
Recebi e estou repassando

É bom saber!
Em um programa na televisão israelense, disse um médico que é cada vez mais
comum o número de mulheres que sofrem de câncer de tireóide. E observou
que, talvez, isso seja devido ao uso de raios-X em Mamografia.
Ele explicou que um manto deve ser fornecido para fazer esse tipo de estudo
e que ele se destina a cobrir e proteger o pescoço.
E muitos não levam em conta sobre isso !!!
Esse manto de proteção pode ser colocado sobre a área da tireóide, no caso
da Mamografia.
A pessoa que escreveu esse e-mail foi fazer esse estudo de Mamografia e,
encorajada, solicitou esse manto de proteção.
Perguntou para a enfermeira porque nunca colocam essa proteção nas
pacientes e ela respondeu:
- Não sei. Devem solicitá-lo!!!

*ENTÃO, SOLICITEMOS!!!! *

*É UM DIREITO NOSSO QUE NÃO SABEMOS E QUE AS CLÍNICAS NÃO CUMPREM, POR
LIVRE E ESPONTÂNEA VONTADE.*

Por favor, compartilhe para que não
somente você saiba desse assunto, mas possa ajudar outras mulheres também
na sua prevenção.

ONTEM FUI FAZER MEU EXAME E REALMENTE NA CLÍNICA POSSUEM O COLETE PARA
PROTEÇÃO DO PESCOÇO (TIRÓIDE), PORÉM ME DISSERAM QUE NINGUÉM PEDE.VAMOS
NOS PROTEGER!!!!!

É bom saber!
Em um programa na televisão israelense, disse um médico que é cada vez mais
... comum o número de mulheres que sofrem de câncer de tireoide. E observou
que, talvez, isso seja devido ao uso de raios-X em Mamografia.
Ele explicou que um manto deve ser fornecido para fazer esse tipo de estudo
e que ele se destina a cobrir e proteger o pescoço.
E muitos não levam em conta sobre isso !!!
Esse manto de proteção pode ser colocado sobre a área da tireoide, no caso
da Mamografia.
A pessoa que escreveu esse e-mail foi fazer esse estudo de Mamografia e,
encorajada, solicitou esse manto de proteção.
Perguntou para a enfermeira porque nunca colocam essa proteção nas
pacientes e ela respondeu:
- Não sei. Devem solicitá-lo!!!

 ENTÃO, SOLICITEMOS!!!!

É UM DIREITO QUE  NÃO SABEMOS E QUE AS CLÍNICAS NÃO CUMPREM, POR
LIVRE E ESPONTÂNEA VONTADE.

 

Gerando Saúde !















Ginástica na 3 Idade no "Projeto Vida e Saúde "

Prof. Jackeline

Venha participar você também !

Terça, Quinta e Sábado  - 07:00 ás 08:30 hs

Quadra Poliesportiva do Maringá




domingo, 17 de março de 2013

Gerando Qualidade de Vida

Córrego do Ouro, Macaé, RJ, recebe projeto 'Movimentando sua manhã'

Professores de educação física promovem aulas de ginástica na praça.
Grupos da terceira idade foram convidados para o evento.

Começou a ser realizado no distrito de Macaé, Córrego do Ouro, no Norte Fluminense, , a partir das 7h30 deste domingo (17), o projeto ‘Movimentando sua manhã’, com aulas de ginástica coordenadas pelos professores de educação física da Fundação de Esporte e Turismo (Fesportur) da Prefeitura. O evento acontece na Praça da localidade.
Além de ministrar uma aula de ginástica para os grupos da terceira idade, os professores também orientam sobre a forma correta de fazer alongamento. No evento também haverá sorteio de brindes.
Além do projeto, a partir desta segunda-feira (18), serão realizadas capacitações para atuação de profissionais nas praças e demais locais do município. A capacitação será promovida pelos professores que atuam no Programa de Iniciação Esportiva (Pides). Entre os cursos estão as modalidades de voleibol, futsal, futebol, handebol, basquete, primeiros socorros, antidrogas, fisiologia, biomecânica, atletismo, recreação, direitos e deveres do servidor, ginástica e avaliação. Os cursos serão ministrados pelos próprios professores da Fesportur, Coordenadoria Extraordinária de Políticas sobre Drogas e Defesa Civil.
 
 
Fonte: G1

Eles não curtem mais o Facebook

Há sinais de fadiga entre os usuários da maior rede social do planeta. Alguns até já escolheram alternativas: Instagram, WhatsApp e Tumblr


Nathalia Petreche
Nathalia Petreche, 18 anos: deixou o Facebook para investir seu tempo no Instagram e WhatsApp (Anna Carolina Negri)


O Facebook surpreendeu o mundo recentemente ao reconhecer que os adolescentes andam um tanto cansados de dedicar horas e horas à rede de 1 bilhão de amigos. À novidade, deve-se somar outra informação: a fatiga não é exclusividade desse público. Medições independentes mostram um ligeiro afastamento também entre a rede e adultos, que tanto eliminam seus perfis quanto reduzem as visitas ao site. Segundo o site SocialBakers, que acompanha o tráfego na rede social, os Estados Unidos acumulam perda de 2,9 milhões de usuários nos últimos três meses, emagrecimento de 1,8% no total de 163 milhões de cadastrados no país. O mesmo fenômeno já foi registrado na Grã-Bretanha, França, Alemanha e Canadá, os chamados mercados "maduros", onde a rede pode ter atingido seu público máximo. Será que a paixão pela rede arrefeceu?
No caso dos jovens, a hipótese mais provável, levantada pelo próprio Facebook, é de migração. Munidos de smartphones e tablets, esse público visceralmente ligado à ferramentas virtuais estaria explorando outras fronteiras, recorrendo inclusive a produtos que originalmente não foram concebidos como rede social. É o caso do serviço de imagens Instagram e do Tumblr, híbrido de rede social e plataforma de blogs. Dados da empresa de pesquisa de mercado comScore, reforçam essa ideia: eles revelam que quatro em cada dez pessoas que acessaram os dois serviços em janeiro tinham entre 15 e 24 anos de idade (no Facebook a participação dessa faixa etária cai para 27%). É o que costuma acontecer: o público jovem experimenta os produtos mais novos e aponta tendências. É também um indício da migração.
 
 
Fonte: Revista Veja