Nova Friburgo, RJ, deve receber R$ 6 milhões para revitalizar praça
Praça Getúlio Vargas, no Centro, tem bancos quebrados e iluminação precária.
Processo de corte e poda de eucaliptos centenários já acontece há meses.
A situação da praça Getúlio Vargas, em Nova Friburgo, Região Serrana do Rio de Janeiro, preocupa os moradores e comerciantes. O local é um dos cartões postais da cidade e foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o Iphan. Por isso, a Secretaria Estadual de Turismo pretende investir cerca de R$ 6 milhões na restauração do local.
Mesmo após alguns meses de reparos, principalmente nos galhos das árvores que ameaçavam cair, quem passa pela praça reclama da má conservação. Para que fosse realizada a poda dos eucaliptos, a maioria dos 120 bancos, feitos de madeira e concreto, foi retirada. Os que restaram estão quebrados, com vergalhões enferrujados e oferecem risco para quem usa o espaço. A praça também tem problemas na iluminação, como algumas lâmpadas queimadas, e na limpeza pública.
A revitalização da praça vai ser feita por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Nova Friburgo, o Iphan e a Secretaria de Turismo do Rio de Janeiro. Entre as melhorias previstas, estão a troca de bancos, nova iluminação e o replantio de árvores. O projeto de reforma deve ficar pronto até julho deste ano.
Segundo o Secretário de Defesa Civil, João Paulo Mori, o trabalho de corte e poda das árvores foi interrompido por conta de problemas internos na empresa contratada para fazer o serviço. Ainda não há um prazo determinado para a retomada dos trabalhos.
Fonte: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário