Total de visualizações de página

sexta-feira, 8 de março de 2013

Morte na Delegacia

Morte em delegacia de Friburgo, RJ, vai ser investigada por Corregedoria

Chefe da PC determinou que o caso seja acompanhado pela Coimpol.
Joel Basílio foi encontrado morto dentro da cela da delegacia da cidade.

A delegada Martha Rocha, chefe da Polícia Civil, determinou que o inquérito da morte de Joel de Oliveira Basílio seja conduzido pela Corregedoria Interna (Coimpol). O açougueiro foi encontrado morto no dia 25 de fevereiro em uma cela da 151ª DP em Nova Friburgo, Região Serrana do Rio de Janeiro.
 
De acordo com o sobrinho da vítima, Felipe Basílio, a família aguarda o desenrolar dos fatos. “Foi uma perda muito grande e que todos ainda estão abalados. Contudo, esperamos esclarecimentos sobre o ocorrido, disse.
 
A Polícia Civil informou que foi aberta uma sindicância administrativa para apurar a conduta dos agentes públicos nas dependências da delegacia. Em nota oficial enviada à imprensa, a polícia informou que no domingo (3) "o açougueiro apresentava sinais de agitação e os policiais o retiraram da cela. Neste momento, ele tentou fugir da delegacia e subiu para o segundo andar. Os agentes tentaram contê-lo, mas Joel caiu da escada. Após a queda, ele foi socorrido para o Hospital Municipal Raul Sertã, onde foi atendido e liberado pelos médicos”.
Ainda de acordo com a polícia, o laudo da necropsia foi inconclusivo e seria necessário a realização de exames periciais complementares de toxicologia e histopatologia para apontar a causa morte. A Corregedoria Interna da Polícia Civil deve ouvir os familiares de Joel nos próximos dias.
 
 
Entenda o Caso
 
Joel Basílio foi preso no dia 22 de fevereiro após atrasar o pagamento de pensão alimentícia dos três filhos que teve com a ex-mulher. Segundo a Justiça, a dívida era de R$ 2.257,70. No dia 24 do mesmo mês que foi preso, o açougueiro foi levado para o hospital Raul Sertã acompanhado por policiais, que alegaram que ele apresentava um comportamento muito agressivo. A diretoria do hospital confirmou que medicou o paciente e, logo em seguida, o liberou.
No dia seguinte, Joel foi encontrado morto na cela. Esta foi a primeira morte em uma Delegacia Legal desde que o projeto foi implementado. O inquérito policial foi instaurado pela 151ª DP, mas o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro requereu o encaminhamento da investigações à Corregedoria Regional de Polícia para o prosseguimento das investigações.
 
A Promotoria de Justiça de Investigação Penal de Nova Friburgo disse que “o inquérito policial, o qual investiga as circunstâncias da morte de Joel de Oliveira Basílio, ocorrida no dia 25 de fevereiro nas dependências da 151ª DP, foi entregue ao Ministério Público na segunda-feira (04/03). O inquérito será devolvido nesta quinta (7), à Delegacia para a realização das diligências requisitadas pelo Ministério Público” afirmou a promotoria.
Ainda segundo o Ministério Público, familiares de Joel foram ouvidos, no dia 27 de fevereiro, na própria Promotoria de Justiça. “A identificação da causa da morte de Joel é essencial, o que será possível com o acréscimo do auto de exame cadavérico aos autos” afirmou a promotoria responsável pelo caso.
 
 
Fonte: G1
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário